* São Paulo leva o título e não deixa dúvidas: é o maior campeão brasileiro da história

O São Paulo encerrou o campeonato com 75 pontos, três a mais que o vice-campeão, o Grêmio. O título veio após uma vitória diante do Goiás, por 1 a 0, gol de Borges, que estava em posição irregular.
Completaram as vagas para a Libertadores em 2009, o Cruzeiro, 3º colocado, e o Palmeiras, 4º. O Flamengo acabou frustrando sua torcida e terminou em 5º, com vaga na Sul-americana. Além do Rubro-negro, disputam continental na próxima temporada: Inter, Botafogo, Goiás, Coritiba, Vitória, Atlético-MG, Atlético-PR e Fluminense.
Choro vascaíno
A maior decepção do campeonato foi o Vasco da Gama, tetracampeão brasileiro, que acabou rebaixado pera a Série B em 2009. O clube carioca foi o 18º colocado do Brasileiro. O desespero foi tanto na última rodada, que após a derrota para o Vitória, por 2 a 0, um torcedor tentou o suicídio em pleno Estádio São Januário e teve que ser salvo pelo Corpo de Bombeiros. Farão companhia ao clube cruz-maltino o Figueirense, a Portuguesa e o Ipatinga. Corinthians, Avaí, Santo André e Barueri serão os substitutos, vindos da segundona.
Herói: Muricy Ramalho
O treinador foi muito criticado durante o ano, mas teve seus méritos reconhecidos pelo torcedor após a conquista do seu terceiro título brasileiro. Ele é o único tricampeão brasileiro por uma única equipe.
Vilão: Renato Gaúcho
O treinador, quando estava no Fluminense, disse que o clube apenas “brincaria” no campeonato. Algumas rodadas depois ele foi demitido e depois assumiu o Vasco. O Flu brigou até as últimas rodadas para não cair, e o clube cruz-maltino não escapou da degola. Pé-gelado.
Dia D: 7 de dezembro
O Tricolor precisava vencer o Goiás em Brasília para ser campeão e não titubeou. O gol foi irregular, mas o título valeu e muito.
Dia para ser esquecido: 7 de dezembro
Essa data será lembrada com carinho pelos sãopaulinos e muita tristeza pelos vascaínos, que assistiram ao primeiro rebaixamento do clube na história do Campeonato Brasileiro.
O número: 3
Esse foi o número de artilheiro na temporada 2008 do Campeonato Brasileiro. Keirrison, do Coritiba, Kléber Pereira, do Santos, e Washington, do Fluminense, fizeram 21 gols cada.
Comentário da Redação
Camisa não ganha jogo
Muitos clubes ainda acreditam nessa velha história de que camisa ganha jogo e de que clube grande não cai. O Vasco foi mais um que sentiu na pele as bobagens que essas frases expressam. Com a queda cruz-maltina, apenas 5 clubes considerados grandes ainda não sentiram o gosto do rebaixamento: São Paulo, Santos, Cruzeiro, Internacional e Flamengo.
Se o clube não se planejar devidamente, o risco de cair existe para qualquer um, grande, média ou pequeno. Time ruim não escolhe camisa.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br